O Engenho Capibarim

Localizado na Região da Mata Norte de Pernambuco, zona rural do município de Aliança, o Engenho Capibarim tem a missão de produzir alimentos naturais e saudáveis fabricados artesanalmente.

Na visão de ser reconhecido pela excelência de seus produtos no agronegócio brasileiro, pauta suas ações com consciência ambiental, ética, transparência e respeito a consumidores, clientes e parceiros.


Conheça o município de Aliança - PE

Nossos Desafios

COMPROMISSO COM O FUTURO DO PLANETA

Realizar uma produção sustentável com responsabilidade social e preservação permanente dos recursos naturais da região.

Clique aqui e veja Monja Cohen lendo o nosso cordel de sustentabilidade

Nossos produtos são fabricados em pequena escala, com segurança e alto padrão de qualidade.

Todas as etapas de fabricação são detalhadamente monitoradas por uma equipe comprometida com o melhor para nossos consumidores, agradando aos apreciadores mais exigentes, revelando o autêntico e genuíno sabor natural dos ingredientes.


Ação ambiental

 A CAPIBARIM faz um trabalho constante em vários aspectos ambientais, como vemos:

• Recuperação para regeneração da Mata Atlântica, através de sucessão natural (árvores nativas, endêmicas e frutíferas). Protege o ambiente natural para o reflorestamento das áreas nativas propiciando o ressurgimento das nascentes locais outrora degradadas pelo plantio da cana-de-açúcar desde tempos coloniais.

• Com inovação ambiental faz o reaproveitamento das águas das chuvas para utilização no resfriamento da serpentina durante a produção da cachaça. • Realiza o tratamento prévio no local gerador de resíduos na área dos galpões de produção, com limpeza diária de máquinas e equipamentos seguindo os manuais de boas práticas de fabricação ( BPF).

• Faz o descarte de resíduos sem poluição quando reutilliza todos os resíduos da produção como a calda da cachaça e o olho da cana-de-açúcar (parte vegetativa) direcionada para ração animal. • Usa a biomassa como recurso renovável para a produção de energia, quando utiliza a maior parte do bagaço moído na produção de calor das fornalhas dos galpões , e o excedente é colocado no curral para ser pisoteado pelo gado e ser recomposto com o estrume animal e reutilizado na adubação da cana.

• Uso ao máximo os recursos de ventilação natural (combogós), nos 3 galpões de produção: cachaça, licor e mel de engenho, com estudo de situação no terreno, além da iluminação natural por meio de telhas transparentes que reduzem o uso de energia elétrica, e tornam o ambiente mais saudável.

• O contínuo plantio de árvores frutíferas como (pitanga, limão, jaqueira, acerola, jabuticaba, cajá, carambolas, manga, mamão, etc) além de promovem sombra para melhor climatização de ambientes mais frescos, atraem pássaros e pequenos animais para o equilíbrio ambiental: cotias, raposas, coelhos, capivaras, jacarés...

• Em toda área do Engenho é terminantemente proibida a caça e a pesca, sem exceção.

• A recuperação e preservação da mata ciliar juntamente com as matas recuperadas se interligam formando corredores para os animais nativos para que estes tenham melhor proteção e ampliem a oferta de alimentação com acesso às águas do Rio Capibaribe Mirim que corta a propriedade, sem contato com as comunidades locais.

• O plantio da cana de açúcar para a produção de cachaça não realiza queima da planta, apenas o corte, deixando a palhada na terra para cobertura do solo e proteção, decomposição para a próxima safra.

• Não usamos agrotóxicos. O plantio ecológico preza pelo equilíbrio natural, sendo possível por ser em pequena escala para a produção artesanal. Assim identificamos o aparecimento cada vez mais significativo de aves e insetos como as abelhas que interagem na localidade.

• A questão sócio ambiental na gestão industrial observa em sua totalidade a relação da empresa com o turismo rural trabalhando para a concepção a longo prazo de um paisagismo rural utilizando e valorizando a flora e fauna nativas, atuando em equilíbrio, com um olhar especial para o conhecimento da flora local em especial as PANCS (Plantas Alimentícias não convencionais) assim contribuindo para o desenvolvimento sustentável com foco na qualidade de vida, saúde e respeito ao meio ambiente.

• A empresa permite visitação para o turismo rural, como valor agregado de nossos produtos, possibilitando maior interação produtor e público, para conhecer o modo de fabricação tradicional de uma pequena empresa artesanal em todo o seu processo, desde o plantio da matéria prima até o produto final.

• Assim a CAPIBARIM contribui também para os ODS 2030, em especial o ODS 9 fomentando a inovação de modo eficiente reabilitando a produção para torná-la sustentável, com resiliência e confiança, maior eficiência no uso de recursos, e bem-estar humano com foco no acesso equitativo e preços acessíveis.